terça-feira , 11 dezembro 2018
Personalidade dos Filhos de Xangô

Xangô

Xangô, orixá do trovão e também da justiça. Poderoso, pode fulminar os injustos com suas pedras de raio. Pode ser Xangô moço, quando então representa os trovões suaves, ou Airá, o trovão forte, que é seguido do raio que torna os céus brancos.

Representa também a sedução masculina, uma vez que teve como mulheres as orixás mais sedutoras dos mitos: Oxum, Iansã e Obá. Sendo associado aos reis africanos de Oió, é visto também como orixá que traz a riqueza e o discernimento intelectual aos homens. É muito popular no nordeste.

Principais Qualidades: Ayrá (o Xangô que se veste de branco), Alacorô, Aganju, Alapalá, Afonjá, Dadá, ogodô, Pbacpssô, balu, Inquilá, Ossi, Igboná e Olgbé. No rito Angola é Zazi, Inzazi, Luango e Quibuco. No jeje é Badé, Queviossô e Zomadonu.

Sexo: masculino

Elemento: Fogo

Símbolo: Oxé, machado de duas lâminas, que representa seu poder de fazer a justiça e a coroa, símbolo de seu poder como rei.

Cor: Vermelho e branco, na Umbanda Marrom

Oferendas: Carneiro, cágado, pato, galo carijó, quiabo com camarão seco e dendê (amalá).

Espaço: As cachoeiras e pedreiras

Dia da semana: Quarta feira

Saudação: Kaô, Kabiecilê!

Sincretismo: São Jerônimo, São João e São Pedro

 

Personalidade dos Filhos de Xangô

Os filhos de Xangô são reservados e dispõe de excelente capacidade de julgamento (são críticos e detalhistas). Tratam de negócios como ninguém, sendo normalmente bem sucedidos financeiramente: sendo muito sagazes e ambiciosos, tendem a ter sucesso em qualquer carreira que abraçarem.

Comummente são os famosos “amados ou odiados”, não existe muito “meio termo” quando o assunto são filhos de Xangô. Muito firmes em suas opiniões, convencem as pessoas com certa facilidade. A persuasão é um de seus dons. São tão firmes em suas opiniões que o contraponto é tornarem-se “donos da verdade”: não admitem ser contrariados. Sabem quando estão errados, mas dificulmente reconhecerão isso. Ansiosos por natureza, gastam muita energia, pois como gostam de estar sempre a frente dos outros as vezes precipitam-se e isso acaba sendo um problema: transformam um erro em acerto só pra não “largar o osso”.

São líderes rigorosos e disciplinados, podendo inclusive abusar do poder que lhes é outorgado. Mas a mesma cobrança que exige dos outros, cobra de si mesmo. Seu temperamento é um pouco “de lua” pois ficam intratáveis e inflexíveis sem motivo aparente. Para provar que estão corretos podem ir à extremos. Bem do tipo “todos já até esqueceram” uma determinada situação e eles continuam maquinando uma forma de se sobressaírem e provarem que estão certos. Adoram a frase “eu avisei, eu sabia”. São excelentes dominando multidões, se expressam com firmeza e clareza.

Tendem a ser hipocondríacos: ir a farmácia para eles equivale a ir a um shopping. Morrem de medo de doenças e da morte de uma forma geral (apesar de terem uma tendência muito forte a terem inimigos ocultos e estarem sempre rodeados de obsessores).

Inspiram a verdadeira lealdade e honestidade, e pensam realmente dessa forma. Respeitam as pessoas de forma geral, independente de sua condição financeira ou do trabalho que desenvolvam. Gostam muito de ser idolatrados, ser o centro das atenções é algo que eles sentem que é o mínimo que podem fazer diante de sua presença. São majestosos.

Esquematizar coisas no papel, e planejar tudo é com eles mesmos. Preferem sempre ter um plano B do que serem pegos de surpreza e estarem incorretos. Pensam muito e isso os desgasta bastante. Tem muita dificuldade em confiar nas pessoas. Sua confiança é algo que é conquistado, não dão gratuitamente. Existe um certo “complexo de perseguição” e rancor bem no íntimo de sua personalidade.

Nunca contrarie um filho de Xangô. Se o fizer, você conhecerá o maior tirano que já viu na face da terra. Ele não se vinga, ele faz a justiça de acordo com o veredito que ele mesmo deu. Apesar de reservados conversam bastante quando sentem que podem persuadir alguém, por isso são muito bons em pechinchar. Chegam a cansar um vendedor, que acaba dando um desconto de tanto que eles “falam”. E aí do vendedor se não der o desconto que eles julgam merecer. Nunca mais voltam naquela loja!

Normalmente apreciam bebidas alcoolicas de qualidade, não são do tipo “qualquer coisa está boa”. Quando recebem alguém em seu ambiente não economizam, entretanto exigem ser tratados com o mesmo glamour quando a situação se inverte.

Tendem a engorgar pois são apreciadores da boa comida. Dar uma assaltada na geladeira pra comer um docinho durante a noite é algo bastante comum.

Sexualmente são intensos. Gostam de sexo e dos prazeres de forma geral. Grande percentual dos filhos de Xangô tendem a ter relações extraconjugais, principalmente no período que vai dos 35 aos 45 anos (apesar de não ser uma regra). Mas não confundem as coisas. Sabem quem amam. Relações extra conjugais não envolvem emoções e relacionamentos afetivos. É apenas sexo.

A tendência de começarem a trabalhar cedo pra construir sua independência também é grande nesse arquétipo. Expandir-se é sempre o lema! Tocam, desenvolvem e fazem projetos bem sucedidos. Se orgulham de ver o que desenharam realizado e com sucesso.

Um pouco preguiçosos, gostam de fazer tudo no tempo deles, afinal, ele é o rei. Aceitam regras exclusivamente se concordar, pois seu senso de justiça logo “aparece” julgando as situações (como são e como deveriam ser pra funcionar). Ame-o ou deixe-o!

 

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)

Deixe uma resposta