Home / Espiritualidade / Você está se projetando?

Você está se projetando?

Uma técnica de terapia breve/auto-terapia, que considero bastante sólida, baseia-se na teoria de Carl Jung e e na técnica gestalt (observando bem profundamente você vê que as coisas não são como parecem).

Alguns tipos de projeção, a característica que a identifica e a sua causa:

Tipo
de Projeção
Característica Reflita
Superioridade “Eu sei que sou melhor que você. Mas parece que você não reconhece isso!” Você está camuflando o sentimento de fracasso ou de que os outros o rejeitariam se soubessem quem você realmente é. Na verdade você acha que os outros sempre fazem as coisas melhor que você.
Injustiça “Eu não mereço isso! Faço tanta coisas
boas e sempre me ferro!”
Você está camuflando o sentimento de pecaminosidade ou a sensação de que você é
sempre culpado. Você se acha todo errado.
Arrogância “Você é tão pequena que não tenho tempo pra me incomodar contigo. Até sua presença me irrita” Você está camuflando a raiva acumulada e, abaixo dela, há uma dor profunda que você guarda. Pra fugir de sentimentos que você carrega, menospreza os outros.
Culpar
os outros
“A culpa é da fulana. Ela me paga, e não
é a primeira vez que ela faz isso com os outros”
Você camufla a sensação de que está agindo
errado e deveria se envergonhar. Sabe que poderia ser melhor, mas prefere justificar sua ineficiência culpando os outros.
Idealizar
os outros
“Minha mãe era a melhor mãe do mundo” ou “você é muito ignorante para entender a profundidade do meu Deus” Você camufla a sensação de que é uma
criança fraca e indefesa, que não sabe se virar
sozinha e precisa de proteção e cuidado. Se sente
pequena e precisa crer que algo maior está te protegendo.
Preconceito “Tava na cara que ia dar nisso. Desse tipo de gente não se pode esperar coisas diferentes!” Você camufla o sentimento de que você é inferior e
merece ser rejeitado. Tem medo do desconhecido e complexo de Deus, tudo tem que ser da forma como vc quer (espelho).
Ciúme “Eu sei que você só não me traiu hoje por falta de oportunidade. Você dá em cima de todo mundo, essas vagabundas te dão trela e você aproveita!” Você camufla seu próprio impulso de desvio ou tem um senso sexual inadequado. O que você pensa, acha que o outro está fazendo. Coloca no outro o que você gostariaque estivesse ocorrendo com vc.
Paranóia “Tem um verdadeiro motim aqui nessa empresa pra tentar me colocar na rua” ou ainda “todo mundo está contra mim, tramando pra que ninguém me leve a sério” Você camufla uma ansiedade sufocante. Tem insegurança com as coisas, e para se consolar se algo der errado no futuro, arruma culpados
para não encarar que as vezes as coisas dão certo
e as vezes não.
Defensiva “Estou entendendo que você está me jogando indiretas. Não vou dar ouvidos a você” Você camufla a sensação de que é indigno e
fraco. Sente que se não se defender logo de cara,
será atacado, então tenta primeiramente
atacar.

Evidentemente, nada que posto aqui é uma verdade universal. São teorias, são linhas de raciocínio. Cada um chega a suas próprias conclusões se souber se observar e observar os outros.

Meu objetivo é apresentar “lanterninhas” que eventualmente podem iluminar nosso caminho.

 

Abraços. 😉

 

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.