sexta-feira , 16 novembro 2018
Home / Comportamento / Seu humor diário é um convite ao autoconhecimento

Seu humor diário é um convite ao autoconhecimento

Você já parou para pensar na quantidade de emoções que sentimos por dia?

Estamos a todo o momento rodeados de emoções. Quando você está ansioso, por exemplo, é mais provável que acabe cometendo erros do que encontrando soluções. Se você está frustrado por algum motivo, sua motivação desaparece e você fica com aquela vontade de ficar o dia todo na cama sem fazer nada ou falar com ninguém. Se está com raiva – sem querer – acaba tratando os outros dessa forma, com agressividade. Vocês já pararam para pensar que poderíamos tratar as emoções como se fosse dinheiro?

Naqueles meses que estamos com menos dinheiro damos uma apertada em tudo que podemos para ajustar o nosso orçamento. Ficamos controlando para onde o dinheiro está indo, o que é supérfluo e pode ser cortado, como ganhar um dinheiro extra, o que podemos deixar para o próximo mês etc.

A dúvida é: por que não agimos dessa forma quando se tratam de nossas emoções e sentimentos?

Analisar como estamos nos sentido e o que causou aquele sentimento pode ser uma forma de autoconhecimento capaz de nos sintonizar conosco, permitindo que futuramente tenhamos mais parcimônia e inteligência emocional diante das situações.

Se ontem o clima estava nublado e chuvoso e você foi capaz de perceber que o mau tempo faz você se sentir triste, quando essa situação ocorrer você já vai saber que tem uma tendência a ficar mais fechada naquele dia e assim pode procurar atividades que a deixem mais alegre, ou ainda realizar aquelas tarefas que você sempre fica deixando para o dia seguinte. Outro exemplo. Se você percebe que os melhores dias no trabalho são aqueles que seu gerente faz algum tipo de elogio, você já sabe que o mais importante para você é o reconhecimento, então pode procurar outras atividades que lhe tragam reconhecimento fora do ambiente de trabalho.

“Se você quer mudar o visível, primeiro, mude o invisível”.

Comentários

comentários

About Carlos M Jr. (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)