segunda-feira , 23 julho 2018
Home / Esoterismo / Quem foi Enoch?

Quem foi Enoch?

Quem foi Enoch?

Enoque é um dos personagens mais misteriosos da Bíblia.

Teria sido a sétima geração (depois de Adão), filho de Jarede e pai de Matusalém.

“E andou Enoch com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoch com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” (Gênesis – 5 – vs22-24).

Os 2 evangelhos enoquianos (apócrifos) foram rejeitados pelo cristianismo, por conterem passagens que iriam contra a política vigente. A epístola de Judas (o discípulo, irmão de Tiago, não o apóstolo) fala sobre o perigo da atuação de homens perversos que estavam tentando alterar o propósito da fé cristã e menciona nos seus versos 14 e 15 uma breve citação do livro apócrifo de Enoch 60:8, 1:9

 

“Enoque, o sétimo depois de Adão” é uma citação de 1En.60:8

“Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos..” é uma citação de 1En.1:9 (de Deut.33:2)

Alguns teóricos, afirmam que Judas haveria escrito a epístola baseado em palavras que o próprio Jesus teria dito a respeito do profeta Enoch.

Na cultura judia, Enoch teria alcançado a perfeição, e sido retirado da terra pelo próprio Deus. A tradição muçulmana se refere a Enoch como “Idris” e o alcorão menciona-o como o preferido por Deus. Diz-se que Enoch foi o primeiro homem a receber o conhecimento da Qabalah / Cabala.

1 Enoch 1:9 Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.

Em seu conteúdo, o Livro de Enoch fala detalhadamente sobre os anjos, mencionando inclusive o nome de aramaico dos vinte chefes dos anjos caídos.

Entre 1582 a 1587, o matemático, geógrafo e astrólogo Dr. John Dee juntamente com o vidente Sir Edward Kelley, afirmaram terem desenvolvido uma forma de comunicação com anjos, e que estes teriam lhe ensinado sua linguagem nativa.

Tais anjos identificaram-se a Kelley como os mesmos anjos que instruíram Enoch na linguagem angélica e sabedoria de Deus. Enquanto Kelley desconfiava que não estava se comunicando com anjos e sim com demônios, Dee sentia-se escolhido por Deus.

As entidades mencionaram que precisavam do auxílio humano para se manifestarem, argumentando que não podiam abrir os portais do lado externo. Necessitavam de rituais e evocação humana para conseguirem intervir com nosso mundo. Nasce aí a Magia Enochiana (Enoquiana).

A linguagem transmitida, contem um alfabeto de 21 letras, 19 invocações e uma série de outros conhecimentos, símbolos e rituais. Tais palavras possuíam um poder tão grande, que teriam sido transmitidas de trás para frente (para que não fossem pronunciadas erroneamente durante a “psicografia”).

O conhecido mago, Aleister Crowley, utilizava essa prática magica (enochiana) e dizia-se a reencarnação de Kelley.

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)