sexta-feira , 21 setembro 2018

Oxossi

É o deus que representa as matas e sua fartura, pois toda a alimentação, e especialmente a caça, vem da floresta. Oxóssi é um deus caçador. Pode ser considerado o patrono do candomblé brasileiro, exatamente por sua associação às matas e suas riquezas.

É o protetor dos caçadores, dos pais de família e de todos aqueles que provêm o sustento de outros. Oxossi também protege os animais da floresta e as matas.

Principais Qualidades: Arolê, Akuerã, Oréluerê, Obalojé, Olodé, Osseeuê, Otim, Inlè. No candomblé angola: Embualama, Mutacuzambi, Mozâmbi, Mutacalombô, Mutalê; no jeje é chamado de Aguê.

Sexo: masculino

Elemento: Ar

Símbolo: Ofá (arco e flexa). Com o ofá, Oxossi caça os animais da floresta e os traz para o sustento de seus filhos. Oxóssi é por isto considerado também um orixá da busca e da atenção. O fato de seu símbolo ser o arco-e-flexa fez com que Oxóssi fosse associado aos índios brasileiros, tendo por isto se tornado bastante popular nos candomblés brasileiros.

Cor: Azul claro e verde

Espaço: matas em geral.

Dia da semana: Quinta feira.

Saudação: Okê Arô!

Sincretismo Católico: São Sebastião

Sincretismo na Mitologia Grega: Deméter

Sincretismo na Mitologia Romana: Ceres

Pedras: Esmeralda, Quartzo Verde, Jade

 

Personalidade das pessoas regidas por Oxossi

Jovialidade e rapidez mental e física talvez sejam as características que melhor definem as pessoas que possuem a energia de Oxossi. Portadores de grande carisma e emotividade são extremamente intuitivos, carinhosos, românticos, nervosos e inseguros.

Tendem a acreditar nas pessoas. Podem inicialmente ficar meio desconfiados, mas passada essa primeira fase, confiam e defendem as pessoas pelas quais adquire afinidade rapidamente. Podem sofrer grandes decepcções por esse motivo, pois logo percebem que as pessoas não são tão confiáveis e criveis como ele achava.

Nunca seja avarento ao ajudar um filho de Oxossi, ele faria o dobro por você caso a situação se invertesse! Adoram o conforto material, mas não se apegam a ele. São capazes de tirar a blusa que estão vestindo se perceberem que você gostou muito dela (se não fizer isso na hora, na primeira oportunidade aparecerá com o presente).

São absolutamente místicos, sabem de forma natural que existe muita coisa além do que os nossos sentidos podem perceber. Normalmente são hipersensíveis, o que talvez justifique suas mudanças abruptas de humor. Apreciam palavras sábias, “papos cabeça” e se agarram facilmente a novas idéias nas quais eles encontraram lógica. Provavelmente estarão pesquisando sobre o assunto na primeira oportunidade.

Filhos de Oxossi prestam atenção nos conselhos que recebem, mas isso não significa que irão seguí-los. Confiam mais em suas sensações do que em qualquer conselho que recebem. Tendem a analisar tudo e todos, e enquanto estão ouvindo um conselho, provavelmente estão pensando aonde isso se aplicaria na vida de quem  está dando.

As maiores fraquezas dos filhos de Oxossi são a precipitação e a indecisão. A melhor opção é ficar no caminho do meio, respirando 50 vezes antes de opinar ou de tomar uma atitude (mas raramente conseguem agir dessa forma). Explosivos e audaciosos, primeiro atiram a flexa e só depois vão ver o resultado.

Começam diversas atividades e raramente terminam, são os verdadeiros caçadores de si mesmos. São muito desorganizados e distraídos. Parecem não ter muita paciência com nada.

Adoram público e normalmente possuem grande sensibilidade artística, decorrentes de sua vasta criatividade. Vivem apaixonados, por pessoas ou por atividades/assuntos. Mas logo cansam e quando se olha novamente “já estão em outra”.

Tendem a se expressar muito bem tanto verbalmente como escrevendo, mas podem dar uma “aumentadinha” nas coisas… são “levemente” exagerados e fleumáticos.

Amáveis com os amigos, adoram estar acompanhados, mas possuem aqueles momentos em que ficam instrospectivos e mal humorados. Querem ficar sozinhos, não querem conversa com ninguém. São preguiçosos, adoram dormir, mas normalmente dentro dos horários que escolhe, pois não gostam de regras. São livres.

Apesar de apreciarem estar acompanhados e serem muito sucetíveis a elogios e detentores de grandes ilusões de grandeza, não gostam que entrem em sua privacidade. Controlam a intimidade, e se alguém atravessa essa linha que estipularam se sentem invadidos e incomodados, podendo ficar com aversão aquela pessoa. Mas dura pouco tempo, logo já até esqueceram o que aconteceu, não guardam mágoas, rancor ou raiva. Para eles tudo passa. 

São diplomáticos ao se livrar de responsabilidades. Quando o outro percebe, ele já se livraram de suas tarefas delegando aos que estão a sua volta. Tem facilidade para ganhar dinheiro, arrumam empregos com muita facilidade, mas gastam tudo que ganham (e talvez mais) na primeira loja que encontram. Não são econômicos e não sabem poupar.

Podem mergulhar de cabeça em uma paixão e abrir mão de tudo, entretanto são muito inseguros no relacionamento. São andarilhos, pessoas do mundo. Minuciosos, verdadeiros e francos.

São explosivos e com o pavio curto, entretanto tendem a canalizar sua agressividade no lado mental e verbal das coisas. Suas palavras podem ser fatais, como sua flecha.

 

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)

4 comments

  1. Oxossi rege cabeça de julher ou so homem?
    sabe me responder?

Deixe uma resposta