Home / Esoterismo / Os 7 Corpos Espirituais

Os 7 Corpos Espirituais

Em nossa totalidade somos formados por 7 corpos, através dos quais manifestamos nossas consciência. Cada um desses corpos sensórios se conecta a um plano.

Vale ressaltar que o conceito de 7 corpos são adotados pelo esoterismo e pela teosofia. Allan Kardec e o espiritismo consideram a existência de 3 corpos: corpo físico, perispírito e espírito. Respeito essa colocação, mas acho bastante rasa, pois compila diferentes condições e conexões em um mesmo corpo, ficando um pouco bagunçado e confuso.

Vamos as definições simplificadas dos 7 corpos sutis:

1-) Corpo Físico (Denso ou material): é o corpo que utilizamos enquanto encarnados (nosso aparelho), sendo formado por matéria física (sólido, líquido e gasoso). É o instrumento material que permite ao nosso espírito cumprir sua jornada karmica, sendo perecível ao tempo e a situações do ambiente.

2-) Corpo Etérico (Duplo Etérico): É o nosso bioeletromagnético, formado pela aura e pelos chakras. Pode ser visualizado apenas por médiuns videntes ou sensitivos, e se manifesta em cores de acordo com o estado energético e também de saúde do indivíduo. Apesar das pessoas não os verem, são capazes de sentí-lo. É também conhecido por Duplo-Etérico (cujos Espíritas classificam como Perispírito).O nosso corpo etérico, é uma cópia “energética” do nosso corpo físico.

Ao dormirmos, os corpos etérico e físico permanecem conectados, ocorrendo a desconexão apenas no momento do desencarne. Esse corpo sutil não possui consciência própria. Ao dormirmos, ele se conecta ao corpo astral. Em estado de vigília ele se conecta ao corpo físico.

O Duplo-Etérico é o condutor do prana (energia vital), além de coordenar nosso corpo físico. Vale ressaltar sua importância na conexão: corpo físico, corpo astral e corpo mental, funcionando como uma “ponte”.

3-) Corpo Astral (Sentimentos/Alma): É o nosso único corpo que modifica sua aparência de acordo com o plano que se encontra.  Nossos sentimentos estão contidos nesse corpo, além de ser nossa parte capaz de viajar a outros planos (viagem ou projeção astral). É o condutor de nossa consciência para outros planos.

Quando desencarnamos, o corpo físico começa a se deteriorar – sem a manutenção energética do corpo etérico. O corpo etérico se deteriora em cerca de 72 horas. O Corpo Astral não se deteriora, carregando para outro plano nossos atributos morais. Daí tudo ser intensificado e nos levar magnéticamente para locais no astral aonde temos compatibilidade.

4-) Corpo Mental  (Concreto): É a residência de nossa mente (diferente do cérebro). Nossos pensamentos, aptidões e afinidades intelectuais são organizadas no Corpo Mental, que se responsabilizará por transmitir ao corpo físico (cérebro) as nossas idéias.

É aquela voz que fica em nossa cabeça e pode ser tanto positiva nos fazendo acreditar que tudo dará certo – se estamos em uma boa frequência e bem harmonizados) – quanto negativa – se estamos em uma baixa frequência mental. O pensamento tem poder e pode gerar campos psíquicos que vão envolver todos os demais corpos sutis.

5-) Corpo Causal (Mental Superiror): Residência de nossos registros akásicos (compêndio de pensamentos, lembranças, experiências, emoções e tudo mais que vivemos nessa e em vivências anteriores).

6-) Corpo Búdico (Intuição): O corpo cósmico é livre de tempo e espaço. É a fonte de nossa sabedoria e conhecimento elevado. Tem a capacidade de ressignificar experiências doloridas transmutando-as em aprendizado.

Por nosso nível de evolução ser bem inferior, ainda temos muita dificuldade de compreendê-lo em sua plenitude.

7-) Corpo Atmico (Espiritual):  É onde mora nossa partícula divina, nosso Deus interior. Nosso plano mais elevado, a consciência pura e plena.

Essas informações são bastante úteis para que você compreenda diversos outros temas espirituais, que vão se referir aos corpos espirituais. 😉

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)