Ogum

Ogum é o orixá representante da cultura, pois é o patrona da metalurgia, o deus inventor das ferramentas e da forja, e em consequência, inventor da faca com a qual sacrificam-se os animais, abrem-se os caminhos, conseguem-se os alimentos e também o inventor da espada com a qual os homens fazem a guerra e conquistam território.

Por este motivo, Ogum é considerado também o deus da guerra. Do mesmo modo que Exu, de quem é irmão segundo o mito, Ogum é um dos orixás cultuados em primeiro lugar, vindo seu culto logo após o de Exu, uma vez que é ele quem abre os caminhos e dá as ferramentas necessárias à realização dos rituais e do trabalho humano.

Principais Qualidades: Agunjá, Mejê, Alacorô, Aiacá, Alagbedê, Oromina, Xoroquê (que está associado miticamente a Exu), Menê e Igbô. No rito angola: Incossi, Incossimucumbi e Roximucumbi. No rito jeje, Gun.

Sexo: masculino

Elemento: Ar

Símbolo: Obé (espada), com a qual ele abre todos os caminhos, propicia os sacrifícios e a guerra, o que faz com que ele seja um dos poucos orixás a terem ascendência sobre Exu.

Cor: Azul escuro ou vermelho.

Espaço: Ar livre, estradas, trilhas de trem, portas, passagens em geral.

Dia da Semana: Terça-feira.

Saudação: Ogunhê, Patacori Auaneji!

Sincretismo Católico: São Jorge, Santo Antônio

Sincretismo na Mitologia Grega: Ares

Sincretismo na Mitologia Romana: Marte

 

Personalidade

Sentimentos raramente mudam a cabeça e uma pessoa que é influenciada pelo orixá Ogum: muito práticas, tendem a seguir mais a cabeça que o coração, exceto casos em que sintam seu orgulho ferido.

Não aceitam dividir o destaque, motivo pelo qual não levam críticas de forma “construtiva”. Tudo para eles cai no lado pessoal. São orgulhosos e normalmente estabelecem seus planos de vida muito cedo, escolhendo seus ideais e filosofias que defenderão a ferro e a fogo.

Portadores de grande franqueza e um tanto quanto intransigentes, abominam a fraqueza alheia. Não conseguem compreender comportamentos dramáticos e “tempestades em copo d´água”. Geralmente são metódicos, regrados, tem uma tendência a disciplina militar, não deixando para amanhã o que pode ser feito hoje. Também cautelosos e muito conscientes de suas ações e das consequências que geram.

Quando estabelecem algo é com o objetivo de “para sempre”, não costumam ficar mudando de opinião, inclusive em questões afetivas e amorosas. Assim, podem se casar tarde, quando certos do que querem e de que a outra parte vale a pena. Não é incomum ver pessoas que possuem essa energia preferirem primeiro comprar apartamento, mobiliar, ter uma reserva financeira para depois dar o segundo passo (apesar de não ser regra).

Ogum não tolera traição. Respeitando a família e que ele escolhe para estar ao seu lado, pode ser o último a saber de algo que o envolva, pois não está olhando com “olhos maliciosos”, entretanto quando ele ficar sabendo, não tem segunda oportunidade, ele encerra o assunto, corta relações e evita qualquer forma de contato futuro.

É o perfil de pessoa que não espera que nada venha de graça, tudo que possui conquistou com seu esforço, com seu trabalho. São excelentes confidentes. Se você lhe confidencia um segredo, mesmo que ele não aprove o comentado, levará a informação para o túmulo, detesta fofocas e se lisonjeia quando alguém demostra confiança em fazer confidencias e pedir sua opinião.

Demoram para se apaixonar, mas quando se apaixonam são intensos: ciumentos, possessivos e podem até se tornar briguentos. Apesar de serem intensos possuem grande dificuldade em expressar sentimentos, portanto não é muito fácil para eles dizerem frases como “eu te amo”.

São vaidosos e portadores de grande energia vital podem ter um “q” de inconformismo, reagindo com rapidez aos impulsos “é, é, não é, não é, sem meio termo”. São bastante exigentes e tem grande dificuldade em ceder ou mudar de opinião, a tendência é que tentem mudar a opinião de quem discorda. Lugares movimentados normalmente os atrai, gostam de ver a energia fluindo, as coisas se movimentando, estagnação é algo que o irrita.

Um lar perfeito é o que gire em torno dele, deixando que ele desenvolva todo seu egocentrismo. Adora estar envolto a admiradores, que apesar de chamar de amigos, dá um limite de até onde podem ir, não gostando que invadam sua privacidade.

Talvez uma das maiores dificuldades de Ogum seja está em constante competição, inclusive com ele mesmo, o que acaba o deixando exaurido rapidamente e se sentindo frustrado (muitas vezes sem motivo).

Apesar de muito regrado, quase militar, serviços domésticos não o atraem. Entende a casa como seu porto seguro, seu refúgio mas não é caprichoso para ficar organizando e decorando ambientes.

Profissionalmente são bem sucedidos em tarefas que não sejam muito monótonas e nunca acham que estão sendo pagos à altura da qualidade de sua colaboração. Os colegas de trabalho podem considera-lo uma pessoa difícil, pois sempre quer dar as ordens. Bastante lógico e estrategista.

Exterioriza autoconfiança, bravura, agressividade e poder de decisão e ação. No íntimo, porém, é consideravelmente romântico e conservador.

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.