Personalidade das Pessoas Regidas por Obá

Obá

Obá representa as águas dos rios bravios, do mesmo modo que Oxum representa as águas dos rios mansos. É um orixá feminino, associada às lutas pois do encontro dos rios Obá e Oxum, na África surge o fenômeno da pororoca, associado à luta entre as águas. É pouco cultuada no Brasil pois, do mesmo modo que Ewá, seu rito parece Ter sido perdido com a morte das velhas mães-de-santo. É considerada protetora das cozinheiras e empregadas domésticas.

Sexo: feminino

Elemento: Água

Símbolo: Espada, que apresenta o caráter guerreiro desta iabá.

Cor: Vermelho

Oferendas: Carneiros, cabras, patas, acarajé e ovos.

Espaço: Encontro de águas, ou águas revoltas.

Dia da Semana: Quarta-feira

Saudação: Obá Xirê!

Sincretismo: Santa Joana D’Arc, Santa Marta, Santa Catarina

 

Personalidade das Pessoas Regidas por Obá

Obá é o arquétipo da honestidade, do valor moral e da simplicidade. As filhas(os) de Obá são atualmente muito confundidos com Oxum Apará ou Iansã, por falta de conhecimento e cultura de dirigentes de centros de Umbanda e Candomblé.

É o arquétipo daquelas pessoas que sempre dizem “pensei que você era super antipática”, mas essa é só a primeira vista. Transparecem algo arrogante e antipático, mas na verdade é só uma máscara que vestem para se defender das pessoas. A questão é que Obá não tem tempo para perder com bobagens, ela é franca, ética e objetiva sem se preocupar se sua opinião ou posição está magoando alguém. Uma frase que poderia ser típica de uma pessoa regida por Obá: “Quem está se magoando com minha opinião é você. Se está tão certa de que o que estou dizendo é bobagem, por que se magoou? Desculpe se você dá mais valor a minha opinião do que a sua própria visão de si! To falando na sua cara o que você não tem coragem de admitir?”.

Normalmente as filhas de Obá não são muito populares, tem poucos amigos. Guardam ressentimentos com facilidade, e não aceitam o princípio que toda amizade é baseada em alguma forma de interesse. Festas e eventos lotados não condizem com sua personalidade, se sentem deslocadas e sem ambiente.

São bastante radicais com suas visões. Não é do tipo que vai ir pesquisar um assunto só para interagir com pessoas. Ou gostam dela como ela é, ou pode esquecê-la. Meio termo é algo que as desagrada profundamente. Ela sabe o que tem que saber, e se quiser ir estudar ou pesquisar algo é por vontade interior dela, não para impressionar os outros, pois não se preocupa com a opinião alheia.

Possuem certa dificuldade para lidar com dinheiro, assim, normalmente ele (dinheiro) entra e some rapidamente, ficando ela mesma sem saber justificar pra onde foi. Apesar do caráter duro e firme, quando se apaixonam tornam-se crédulas e ingênuas. É bem comum filhas de Obá serem aquela mulher que é a amante de uma pessoa que vive prometendo que vai largar a mulher pra ficar com ela (e nunca faz ou fará). Mas ela acredita que um dia ocorrerá.

Sua carência afetiva é maior que seu apelo sexual. Não é um tipo de pessoa muito sexualizada. É o arquétipo da mulher que nunca teve um orgasmo, mas mente que tem orgasmos em toda relação. Isso para ela não é falta de franqueza. É não desmerecer o parceiro e assim não ser repelida. Ela é mais sentimental que sexual.

No trabalho, é aquele padrão de profissional que não tem muita ambição. Prefere a segurança ao risco. Assim, ficam 20 anos em uma mesma empresa (mesmo não ascendendo com frequência).

Não tem muita sorte no amor, e por temor à solidão podem criar realidades “paralelas” as suas, vivendo um mundo de fantasia. Construirá uma casa de boneca, para morar com o marido que ela criou em sua fantasia.

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.