Home / Espiritualidade / O que é religião?

O que é religião?

A palavra “Religião” deriva da expressão em latim “religare”, que significa “religar”. Mas a etimologia não deixa muito claro que religação é essa.

Podemos entender essa religação como um elo entre o ser humano e a inteligência superior. Entretanto, se estamos falando em religar algo, evidentemente também falamos em desligamento, algo foi desconectado. A proposta das religiões seria refazer essa conexão perdida entre o humano e o divino.

“Aqueles que querem seguir o caminho contrário, que querem retornar à sua origem – isto é, ao supremo e ao uno -, devem considerar duas coisas. E quais são elas? Devem primeiro considerar o quanto as coisas que a Alma agora aprecia são desprovidas de valor. A segunda coisa que devem considerar é a origem e a dignidade da alma. E essa consideração é mais importante do que a primeira, pois quando é exposta com clareza, faz com que a primeira se torne óbvia” (Plotino – filósofo neoplatônico).

Quando fala em alma, Plotino se refere ao ser humano, portanto refere-se a superficialidade de tudo, ao quanto os seres humanos desviam o valor real das coisas. Percebam que ao invés de ocorrer uma união entre as religiões – afinal todas tem uma mesma finalidade (a tal religação) não é isso que vemos na prática. O que ocorre é que o propósito original foi perdido. O foco atual é defender os próprios pontos de vista e interesses, independente de serem financeiros ou políticos.

O meio para invalidar e diminuir é demonização de tudo que é diferente de seu princípio. Os seres humanos que estão mais próximos da real Inteligência Divina ou Consciência Cósmica, são perseguidos. Querem exemplos? Moisés, Jesus Cristo e Maomé. Todos sofreram nas mãos de tiranos.

Nós, espiritualistas, cremos que estamos num momento de mudança em nosso planeta, e tais tiranos começarão a se enfraquecerem gradativamente. Estando a coletividade liberta de tais influências danosas, a humanidade tende a começar a ter um maior grau de aceitação e compreensão da verdadeira espiritualidade. Esse será o primeiro passo para a tolerância, compaixão e aceitação da diferença / respeito. Somente quando desenvolvermos esses três comportamentos, a palavra religião (religare) passará a fazer novamente sentido.

 

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)