terça-feira , 11 dezembro 2018
Home / Esoterismo / O que é Ho’oponopono?
hooponopono
hooponopono

O que é Ho’oponopono?

Tenho recebido diversas dúvidas de amigos, perguntado minha opinião sobre o Ho’oponopono ou mesmo questionando o que é essa prática que tem sido amplamente difundida em meios espiritualistas.  

Vamos inicialmente contextualizar. A palavra Ho’oponopono tem sua origem na língua havaiana, onde o termo “ho´o” pode ser traduzido como “causa” e o termo “ponopono” pode ser traduzido como “corrigir” ou “acertar um erro”.  

O objetivo dessa técnica é gerar uma transmutação espiritual através de uma limpeza mental, purificando nossos sentimentos com compaixão e amor incondicional. Essa “filosofia mística”, afirma que sentimentos ruins – como mágoas e ressentimentos – nos colocam numa sintonia negativa, atraindo situações que nos fazem mal.

Fazemos parte do todo, portanto temos participação nos acontecimentos que ocorrem ao nosso redor. Nossos pensamentos e sentimentos interferem em nossas vidas e também em nossa volta. Nosso corpo mental ativa energias que atraem um mundo condizente com o estado emocional que estamos gerando, afetando nossa realidade.

O Ho’oponopono – diferente de outras técnicas – trabalha o perdão dentro de nós mesmos, não colocando a culpa dos acontecimentos ou de nossos sentimentos nos outros.

Acho uma técnica incrível, pois vai muito de acordo com alguns conceitos que eu vivo conversando com vocês nos programas e atendimentos: a questão de culpar os outros ou responsabilizar os outros por sentimentos que são SEUS!

Exemplo: 

– “Ele me magoou!”. Oras! Porque você é magoável! Você que está com um sentimento de mágoa dentro de si, se gerando mal. O outro continua a vida dele normalmente, e talvez nem tenha consciência que te fez algum mal.

O que aconteceu com você não é importante. COMO  você lida com o que absorveu é que faz toda a diferença! Entenda que uma mesma energia que você pode tratar como destrutiva pode ser impulsionadora de realizações. Tudo pode ser transmutado.

O Ho’oponopono possui quatro “mantras” – ou conceitos – que você deve mentalizar e conseguir sentir efetivamente dentro de sua alma: 

1.) Sinto Muito (arrependimento);  

2.) Me Perdoe (perdão);  

3.) Eu te Amo (amor);  

4.) Sou Grato (gratidão).  

 

Dentro dessa filosofia, a simples repetição frequente desses termos, proporciona uma reforma de sentimentos e energias, que transmutam o que poderia nos fazer mal, em compaixão e amor.

Você não precisa pertencer a nenhuma religião, tampouco estar em um processo de meditação ou em local silencioso. Você pode executar a técnica quantas vezes sentir vontade em qualquer ambiente.  

Repita: “Sinto muito, me perdoe, eu te amo e sou grato”!

Torne essas frases um mantra em sua vida. Repita diante de situações que te deixem irritado (a), magoado (a) ou frustrado (a). Perceba que esses sentimentos moram em você, não nos outros, então é um trabalho que você precisa realizar sozinho (a).

 

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)