Incenso (do latim: Incendere, “queimar”) é composto por materiais aromáticos chamados bióticos (originado por seres vivos – no caso, plantas) que liberam fumaça perfumada quando queimados. O “incenso” refere-se à substância em si, mais do que o cheiro que ela produz. Ele é usado em cerimônias religiosas, rituais de purificação, aromaterapias , meditação, para a criação de um estado de espírito, e para mascarar algum mau odor. O uso do incenso se originou no Antigo Egito, onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para serem usadas em cerimônias religiosas.
O incenso é composto por materiais provenientes de plantas aromáticas, muitas vezes combinados com óleos essenciais. As formas do incenso tem mudado com os avanços da tecnologia, as diferenças de cultura subjacente, e com a diversidade nas razões para queimá-lo. Os dois principais tipos geralmente podem ser divididos em “queima indireta” e “queima direta”. O incenso de queima indireta, também chamado de “incenso não-combustível”, requer uma fonte separada de calor, uma vez que não é capaz de queimar-se. O incenso de queima direta, também chamado de “incenso combustível”, é aceso diretamente por uma chama e depois se espalha, a brasa do incenso irá arder e liberar a fragrância. Exemplos de incenso de queima direta são as varas de incenso (incenso), cones ou pirâmides.
Acreditamos, que os incensos auxiliam nossos pedidos a chegarem no plano astral, aonde serão recebidos pelos anjos e seres divinos. De acordo com o aroma atribuído ao incenso, ele pode ser um grande auxiliar.
Veja abaixo alguns dos principais aromas e suas funções:
Lótus: Atrai vibrações espirituais do alto astral, promove boa saúde, abundancia de bens materiais, felicidade, vida longa, dá fidelidade conjugal e fertilidade. Você deve usá-lo sempre que estiver com dúvidas ou receios.
Canela: Ajuda a controlar a agressividade, regulariza o apetite e aumenta a autoconfiança e o amor próprio, reequilibra o organismo das pessoas em dieta de emagrecimento, podendo ser usado também como afrodisíaco. Atrai o sucesso.
Sândalo: Estimula os poderes extra sensoriais, purifica os ambientes e favorece o amor e o erotismo, usado antes de dormir, permite ter sonhos esclarecedores .
Raízes: Dá proteção nas viagens e afasta as traições, as energias negativas e as aflições da alma, restaura e fecha a aura contra influências negativas.
Lavanda: Aumenta o magnetismo, atrai boa sorte, traz paz de espírito e proteção e ajuda nos relacionamentos, bom para desenvolvimento e crescimento psíquicos. Também permite superar a timidez, a insegurança e o desânimo.
Alfazema: Desenvolve os dons curativos, atrai o amor, a fama e a riqueza, faz brotar as vocações interiores e aguça a memória. Afasta o medo e a insegurança e ajuda a equilibrar as emoções e a superar desilusões amorosas.
Violeta: Dá criatividade e originalidade em tudo o que faz e pratica, ajuda na tomada de decisões difíceis, promove a determinação e paz de espírito. Ajuda a superar o ciúme, a inveja e a possessividade, beneficia a saúde física, ajuda a desenvolver a auto estima e eliminar o orgulho e o egoísmo.
Benjoim: Purifica o ambiente, aumentando a fé e o amor ao próximo, favorecendo tudo que está ligado à terra, desenvolvendo o brilho pessoal. Proporciona sentimentos de fé, generosidade e compaixão, é ótimo para quem vai prestar exames ou concursos.
Cravo: Favorece a reconciliação e o cumprimento das promessas faz nascer a fé e a religiosidade, quebra feitiços, afasta a apatia e a tristeza. Ajuda a combater a timidez e também atrai prosperidade.
Cedro: Traz longevidade, resistência, ganhos, sucesso, objetos materiais, prosperidade e fortuna, aumenta a clarividência.
Mirra: Concede sabedoria, estimula a espiritualidade e faz revelações proféticos em sonhos, bom para pessoas estouradas e impacientes. Purifica os ambientes (limpeza energética), e é ótimo para afastar a mesquinhez, o medo e a insegurança.
Espiritual: Dá talento, popularidade e fama, concede sabedoria e protege os artistas, ajudando no contatos com o público em geral.
Acácia: tem um efeito calmante e proporciona bem estar ao ambiente. Costumo indicar para ser utilizado em ambientes de trabalho, pois reduz a tensão.
Madeira: muito utilizado para abertura de caminhos além de facilitar a capacitade de ligação com nossa força interior.
Rosa: atrai o amor e a afetividade. Também tem um efeito calmante.
Amêndoa: bom para descarregar o ambiente de larvas espirituais e energias confusas.
Alecrim: outro aroma associado a descarga energética. Muitas pessoas colhem a erva fresca, maceram uma pequena quantidade na água e utilizam para limpar a casa.
Ópio: utilizado para energização de objetos e ambientes.
Outros aromas e suas palavras-chave:
Almíscar: sedução, sexualidade, paixões
Jasmim: romance, sedução
Lótus: paz
Patchuli: atrai paixões
Sândalo: meditação e oração
Flor de laranjeira: calmante, para ambientes tensos
Mil-flores: contra o olho gordo e a inveja
Dama da noite: encontros amorosos , sexualidade
Maçã: saúde, alegria e amor
Campestre: estimula a intuição e atividades mentais
Gerânio: coragem para enfrentar mudanças
Ylang-Ylang: aumenta a autoestima e o amor próprio
Olíbano: proteção e espiritualidade.
Manjerona: calmante acalma o coração agoniado
Bergamota: antidepressivo
Lavanda: equilíbrio e diminui a ansiedade
Eucalipto: limpeza energética
Menta: equilíbrio energético
Citronela: limpeza de ambiente
Âmbar: sexualidade, paixão
Camélia: aumenta o amor e as paixões
Baunilha: sensualidade
Lavanda: romance
Verbena: conflitos
Cravo: recarrega as energias
Sândalo: espiritualidade
Limão: recarrega as energias
Pinho: aumenta o poder de atração
Jacinto: sensibilidade e intuição
Abaixo um índice por assunto para facilitar a escolha do aroma de acordo com a finalidade:
Alegria e felicidade: pitanga, limão, maçã, mirra e erva cidreira
Prosperidade e riqueza: âmbar, canela, benjoim, mirra, noz moscada, verbera
Meditação e espiritualidade: alfazema, lírio, mirra, sândalo, acácia, flor de lótus
Limpeza energética: alecrim, arruda, beijoim, cânfora, cedro, eucalipto, mirra, verbera
Paz, calma e equilíbrio: camomila, alecrim, alfazema, arruda, citronela, erva doce, eucalipto, flor de laranjeira, flor de lótus, lírio, maçã, rosas, sândalo, violeta. jasmim
Amor e romance: alfazema, almíscar, camomila, erva doce, dama da noite, jasmim, noz moscada, patchouly, rosas, verbera
Afrodisíaco, sexualidade e sensualidade: almíscar, dama da noite, jasmim, rosa, patchouly, orquídea
Sucesso: erva cidreira, almíscar e canela.