A deputada Leci Brandão realiza um ato solene em homenagem ao Dia de Ogum no dia 26/4, quarta, às 19h00, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo. A organização do evento conta com a parceria do Fórum Regional de Matriz Africana da Zona Sul, A.U.E.E.S.P. (Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de SP) e União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo.
A Umbanda celebra o 23 de abril como o Dia de Ogum. O Ato Solene tem por objetivo reconhecer o trabalho e as ações de Lideranças, Sacerdotes, Sacerdotisas, Yalorixá e Babalorixá das Tradições de Matriz Africana.
O Dia de Ogum passou a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo a partir da proposta da deputada Leci Brandão, atendendo a uma reivindicação de lideranças da Umbanda. O PL 1153/2011 foi aprovado em 2012 e a Lei Estadual 14.905 foi publicada no Diário Oficial no mesmo ano.
De acordo com a justificativa da proposta, esta manifestação religiosa acontece há mais de 300 anos no Brasil e possui, portanto, ampla legitimidade cultural, social e religiosa, devendo ser reconhecida e valorizada pelo Poder Público. Segundo a crença, Ogum é um guerreiro, Orixá da lei e da ordem, Senhor do aço, general destemido e estratégico que abre os caminhos daqueles que possuem coragem e a ele recorrem.
