Home / Comportamento / Curiosidades Sobre os Ciganos – Parte 1

Curiosidades Sobre os Ciganos – Parte 1

Os roma – principal etnia cigana – descendem de povos que vivam no norte e noroeste da Índia. Por muito tempo, a origem desse povo nômade esteve envolta em mistérios, já que os registros sobre ele são escassos.

Um estudo de 2012 traçou essa ancestralidade indiana. Eles faiam parte dos dalits, casta de pessoas que faziam limpeza de ruas e esgotos.

Há cerca de 1,5 mil anos, a jornada começou. Eles passaram pela Ásia Central e Oriente Médio até chegarem aos Bálcãs. Do Velho Continente migraram para as Américas no século 16. Hoje, a população é estimada em 12 milhões de pessoas, a maioria na Europa.

Acredita-se que João Torres e Angelina foram os primeiros ciganos a pisar no Brasil, em 1574. Hoje estima-se que eles sejam 600 mil no país. Os principais grupos aqui são os roma, os calon e os sinti.

Algumas tradições ciganas

Leitura de Mão

Surgida ha mais de 5 mil anos na Índia, a quiromancia (leitura de mão) faz parte da identidade cigana. Ela funciona como uma prática de adivinhação, em que as linhas revelam informações sobre a personalidade, a saúde, a vida e o futuro da pessoa.

Casamento

Monogâmicos, os ciganos dão muita importância ao casamento – os solteiros têm menos prestígio na comunidade. É comum o enlace entre indivíduos do mesmo grupo, e a festa dura de três a cinco dias. O pai do noivo deve custear o dote, o traje do casamento e o enxoval. No passado, o pedido era feito em torno de uma fogueira.

Ritual do Lenço

Consumado o casamento, a fim de assegurarem que a noiva é virgem, mulheres mais velhas e respeitadas da comunidade fazem uma exibição pública do lençol usado na noite de núpcias. Ele deve estar manchado de sangue, prova do rompimento do hímen.

Música e Dança

Dança, música e canto são traços marcantes da cultura cigana. Nos acampamentos, eles festejam e torno de fogueiras entoando canções em seus dialetos que falam de amor, paz, alegrias e sofrimentos. A dança é acompanhada pelo ritmo das batidas das mãos e dos pés. O violino é um instrumento típico dos ciganos.

Rito Funerário

Para os ciganos, a[os a morte, nada deve ser guardado, porque o passado não pode ser resgatado. Por isso, faz parte dos costumes do povo enterrar os mortos com seus pertences. Entre os calon (grupo que vive no Brasil), a tradição manda cremar o corpo com a tenda e tudo que pertencia ao defunto.

Em breve farei uma nova postagem com mais tradições e curiosidades sobre o povo cigano! 😉

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)