Home / Espiritualidade / Como Saber Meu Orixá? Qual é o Meu Santo?
Qual seu santo?

Como Saber Meu Orixá? Qual é o Meu Santo?

Uma dúvida muito comum que as pessoas têm é descobrir quais são os orixás que a regem. Recebo dezenas de mensagens diárias perguntando: “Qual é o meu santo?”.

Quando ela tem interesse pelos cultos Afro-Brasileiros, mas não são frequentadores, complica mais ainda. Mas acreditem… recebo dezenas de mensagens de pessoas que frequentam terreiros de Umbanda e não se identificam com o orixá que foi “dado” pelo pai de santo.

Geralmente, temos a regência de 3 orixás, sendo 2 os mais influentes sobre nossa personalidade. O método mais funcional para descobrir um dos seus orixás principais, é através do dia da semana que você nasceu.

Vamos entender, que cada dia da semana tem a regência de um grupo de orixás. Isso é tão levado a sério, que trabalhos tem dias específicos para ser realizados de acordo com a energia regente. Existem dias certos para acender algumas cores de velas, pelo mesmo motivo. Adeptos do Candomblé, por exemplo, só usam roupa branca as sexta-feira, por ser dia de Oxalá. Citei esses exemplos para mencionar como a influência do dia da semana de nascimento é importante no culto aos orixás. O mesmo ocorre com os signos. Dia + Mês nos colocam num arquétipo dentro de um decanato de um dos 12 signos.

Os dias da semana são amplamente utilizados também em rituais de magia, como a Wicca, onde cada dia da semana, possui uma regência planetária. O próprio princípio do ascendente também segue o mesmo conceito. Pense que no momento que a criança respira, de acordo com o horário de nascimento, verificamos que signo estava passando no horizonte, para identificar qual é o ascendente. Enfim. Essas correspondências efetivamente ocorrem em diversas culturas. Portanto, quando uma pessoa nasce num dia da semana que tem a regência espiritual de uma determinada força, ao dar a primeira inspirada, recebemos uma vibração que nos acompanhará até o resto de nossas vidas.

Abaixo, coloco um calendário permanente com a instruções de uso, para que você – através de sua data de nascimento – identifique em que dia da semana você nasceu e qual é um dos orixás que a regem.

Passo 1: Encontrar o ano na Tabela A;

Passo 2: Seguindo na mesma linha à direita localizar o número na Tabela B associado ao mês considerado;

Passo 3: Adicionar ao número encontrado no Passo 2, o dia desejado;

Passo 4: Verificar o resultado na Tabela C.

Agora, sabendo o dia da semana em que você nasceu, veja abaixo um dos orixás que regem você:

Segunda-Feira: Obaluaê, Iansã, Iemanjá
Terça-Feira: Ogum, Oxumaré, Ossâim e Nanã
Quarta-Feira: Xangô, Iansã, Obá e Ewá
Quinta-Feira: Oxóssi, Ossâim e Logunedé
Sexta-Feira: Oxalá, Oxum
Sábado: Oxum, Iemanjá
Domingo: Oxalá, Oxum, Logunedé

Baseado nos orixás regentes do dia da semana, recomendo que você leia os arquétipos disponíveis aqui no blog.

Para facilitar listo abaixo o link do perfil psicológico dos orixás:

Filhos (as) de Iansã
Filhos (as) de Ogum
Filhos (as) de Oxossi
Filhos (as) de Xangô
Filhos (as) de Oxum
Filhos (as) de Oxalá
Filhos (as) de Iemanjá
Filhos (as) de Ewá
Filhos (as) de Obá
Filhos (as) de Ossâim
Filhos (as) de Obaluaê
Filhos (as) de Logunedé
O outro orixá, você pode confirmar através do seu dirigente espiritual, ou em uma consulta com os búzios. 

Espero que tenham gostado. Compartilhem! ;-)

Comentários

comentários

About Carlos Machado Jr (Caju)

Leonino com ascendente em Sagitário. Estudo e me interesso por mediunidade, espiritualidade, astrologia, esoterismo, Umbanda, psicologia, parapsicologia, comportamento, religiões, orixás, ocultismo, oráculos, filosofia e mais uma dezenas de temas. :-)